O Anjo da Morte e a praga dos Céus

"(...)O nível espiritual do Anjo da Morte encontra sua similaridade em níveis de consciência de pecado ou medo. E ainda, em Sua misericórdia, o Santo, louvado seja o Seu Nome, não permitiria que o pecado se assimilasse com o Anjo da Morte em apenas um vôo(...)"
Aprendemos em uma beraita que menciona o grau de cada anjo: Michael em um vôo chega a seu destino, Gabriel em dois, Eliahu em quatro e o Anjo da Morte em 8. Mas, quando há uma praga vinda dos Céus, o Anjo da Morte consegue chegar em qualquer lugar em um único vôo, como Michael.
Certamente, essa beraita não se trata da velocidade com que cada anjo chega ao seu destino, porquanto ela revela o grau, ou seja, o nível espiritual de cada anjo. A Guemará pergunta: - Como sabemos que "um" se refere a Michael? Porque está escrito (Yeshayahu 6:6): "E voou a mim um dos Serafins" - um [echad] implica no primeiro sentido de Único [yachid], porque o serafim Michael governa sobre a primeira sefirá do Zeir Anpin - Chéssed.
Sobre Gabriel está escrito (Daniel 9:21): "E o varão Gabriel, que havia visto em minha visão ao princípio, voou um vôo e tocou-me na hora do sacrifício da tarde" - Sacrifício da tarde? Sim, porque Michael governa sobre a manhã, enquanto Gabriel governa sobre a tarde. É propício que se faça bondades pela manhã, tanto como a tendência é que as tardes sejam preenchidas de estresse, mau humor, preocupação, intrigas e desentendimentos.
E a noite? Essa é governada pelo Anjo da Morte em seu exército, que atua no mundo como o acusador e aquele que conduz a humanidade de seu leito de morte para o outro lado. E sobre ele, a Guemará diz que seu grau espiritual é de 8 vôos. O que isso quer dizer?
É válido explicar que não existem números no alfabeto hebraico, contudo, as letras carregam um valor numérico. Por exemplo, alef (א) equivale a 1, bet (ב) equivale a 2, guimel (ג) a 3 e assim por diante. O número 8 é o valor da letra Chet, que significa pecado ou temor. O que isso significa? O nível espiritual do Anjo da Morte encontra sua similaridade em níveis de consciência de pecado ou medo. E ainda, em Sua misericórdia, o Santo, louvado seja o Seu Nome, não permitiria que o pecado se assimilasse com o Anjo da Morte em apenas um vôo.
Contudo, existe uma condição. Quando há uma praga vinda dos Céus, ou seja, quando o acampamento de ira e temor se inclina para julgar a Terra e o Anjo da Morte pode alcançar qualquer destino em um vôo. Isso porque, o sétimo vôo é Malchut e o Anjo da Morte não se encontra em outro lugar senão no oitavo voô, no sangue que pulsa do lado esquerdo do coração humano, dentro de cada um; ele, a má inclinação e o HaSatan são o mesmo.
Por isso, seguiremos as palavras de David (Tehilim 4:5): "Irai-vos e não pequeis; consultai com vosso coração em vosso leito, e calai-vos" - Inclina tua boa inclinação [iétser tov] contra a tua má inclinação [iétser hará], pois isto é o que lhe fará evitar o pecado.

Texto escrito por Alef Yaakov para MKB News.

Todos os direitos reservados da Academia Merkabah.

106 visualizações