Porque as Matriarcas Sara, Raquel, Rivca, Lea eram todas estéreis? Tendo que aceitar que seus maridos se casassem com escravas para herdarem filhos???
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Buscar
21 de Out de 2020
· Editado: 21 de Out de 2020Esterilidade das Matriarcas
Esterilidade das Matriarcas
2 respostas0 comentário
Ariane respondeu com precisão o porquê das matriarcas serem estéreis.
Para completar, as qualidades de cada matriarca são diferentes facetas de um diamante. Que diamante é esse? A shechiná. Por isso, as mulheres refletem uma beleza e sintonia com a natureza incomparável com o mais elevado dos homens, porque nelas repousam a Divina Presença de D's, como a mãe que veste sua filha com seus melhores adornos (Zohar).
Sobre as servas serem obrigadas a dormirem com seus senhores:
Não sei dizer se todas elas foram obrigadas ou até mesmo se alguma delas foi de fato obrigada, não me recordo de ser dito isso na Torá ou na Torá oral. Precisaríamos de mais informações para afirmar que foram obrigadas. Da forma como vejo, Hagar foi "convocada" para essa missão e ela prontamente aceitou, devido a admiração que já carregava por Avraham. Afinal, ela mesmo (como filha do faraó) foi quem pediu para ir embora do Egito junto com a "Família Avinu" e servir Sará.
B''H.
Sobre a questão da infertilidade, as respostas que eu estudei até então são: 1) para indicar que não são os homens, por mais mérito que eles tenham, que fecundam as mulheres, mas D'us em Sua misericórdia, bendito seja, a partir da súplica destas mulheres e 2) cada serva, por causa de seu nome e povoado, possui uma qualidade que deram aos filhos dos patriarcas (e para as tribos) que tem mais a ver com o Sod da Torah.
Mas tu sabe que a primeira pergunta que eu fiz sobre a Torah foi: por que as servas eram obrigadas a terem filhos de seus senhores?
haha, cuidado com a esquerdista da ufrgs kk...
Eu ainda não tenho bem a resposta desta pergunta (tirando as questões históricas), mas uma das coisas que me veio foi que eu não aceito muito bem ser obrigada a fazer algo. Então, tem vezes que quando a gente implica com algo da Torah pode ser algo que a Torah quer mostrar algo pra gente.