Conforme verificamos em Bereshit 6:6, está escrito que Hashem se arrependeu de ter criado a humanidade.
Hashem é homem para que se arrependa?
Gostaria de ler a opinião de vocês.
"Deus não é homem para que minta,
nem filho de homem
para que se arrependa.
Acaso ele fala e deixa de agir?
Acaso promete e deixa de cumprir?" - Números 23:19

Shalom irmão! Bom dia!
Para compreender o arrependimento em Bereshit 6:6, devemos interpretar sob a perspectiva da Cabalá. A Luz Infinita criou a humanidade pelo atributo da separação, do rigor - como é isso? A Luz e o recipiente estavam unidos, inseparáveis, até que surgisse o desejo [do recipiente] estimulado pela Luz Simples de aderir mais Luz, logo, para que isso fosse feito, foi necessário o processo de contração (tzimtzum) para separar entre a Luz e o recipiente e tornar a luz oculta, permitindo que o recipiente existisse e exercesse seu livre arbítrio sem a influência direta da Luz Simples. Este é o sentido, a humanidade foi criada para conquistar a habilidade de "aderir mais Luz", esse segredo está exposto na Etapa 2 - A Fundação, cap. 2 "Tzimtzum". Quando houve o dilúvio, a humanidade estava em um estado espiritual de absoluto ocultamento da Luz Infinita, muito baixo, então a Luz Simples não podia cumprir com o seu propósito 'simples' de compartilhar, pois não havia recipiente apto a receber. Então, "arrependeu-se" lê-se como a reação de frustração da Luz em não conseguir compartilhar sua substância com o recipiente e assim, não realizar o propósito da criação.
Shalom professor e queridos irmãos. Fico a me perguntar também da situação aonde Deus diz algo e faz outro, dependendo da ação tomada pelo homem. Trago como exemplo: Profeta Jonas e a destruição de Nínive e algumas profecias que quando Deus se depara com o arrependimento do homem, Deus volta atrás de seu decreto. Desta forma, até que ponto as profecias estão fechadas ou abertas?
@Ítalo Grandi Brandão Shalom irmão! Veja bem, as profecias [no caso dos verdadeiros profetas das Escrituras] atingem o seu propósito quando não acontece aquilo que foi profetizado. Como isso funciona? O profeta é um agente, ou se preferir, um mensageiro de HaShem, e quando o mesmo anuncia uma profecia é com o propósito de alertar as pessoas comuns para que elas possam transformar esse decreto. Por isso, quando a profecia não se conclui é u m bom sinal, sinal que o decreto foi transformado, como no caso do seu exemplo. Não existe 'profecia' de bons acontecimentos, porque os 'bons acontecimentos' já são declarados pelos Céus permanentemente, enquanto que existia [na época do Primeiro Templo e Segundo Templo] níveis de profecia para que Israel fosse capaz de expiar estes decretos. Espero ter respondido sua pergunta irmão, caso seja necessário, continuamos a conversa.
Essa luz infinita vinda de Kether ou seja Macrocosmo é o potencial puro das manifestações que ocorrem em outras dimensões, e a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras Sefirots, O arrependimento divino é algo complexo para definirmos após estudarmos um pouco mais sobre esse organismo das Sefirots , o Eterno se comunica através dessas dez emanações, nós aqui no Microcosmo temos o exemplo do Shabat , quando Bina se encarrega de trazer essa luz infinita .....