0
fundo-transp%20(1)_edited.png
  • Home

  • EAD

  • Cursos

  • Loja

  • Blog

  • Conteúdo gratuito

  • Faça sua doação!

  • More

    Para ver como funciona, vá para o seu site online.
    1. EAD
    2. Debates Públicos
    3. Agir de HaShem
    Buscar
    Milena Amorim
    Traço  ·  
    10 de Set de 2020
      ·  Editado: 10 de Set de 2020

    Agir de HaShem

    D'us é infinito , ilimitado . Ele não está limitado à regras, lógicas . Sendo assim , o agir de D'us para conosco, é de acordo agimos com Ele, ou ele age por misericórdia e bondade???

    2 respostas0 comentário
    2
    Yossef ben Avraham
    Traço  ·  
      ·  13 de Set de 2020  ·  Editado: 13 de Set de 2020

    *Shalom*

    Não acredito que D'us age de acordo como agimos com Ele, não de forma literal.

    Quantas pessoas dormem cheia de transgressões, algumas até com peso de morte? Se Hashem por um segundo agisse como agimos com ele, não acordaríamos no dia seguinte.

    Na reza Mode Ani, percebemos a fé de Hashem para conosco, "Grande é sua fé em mim", Ele aguarda nossa elevação pacientemente.


    Sim, somos cercados do "braço" direito e esquerdo de Hashem, misericórdia e severidade, vemos isso no Zohar folha 1A: "a Comunidade de Israel contém em si Julgamento e Misericórdia. Do mesmo modo que o lírio possui treze pétalas, a Comunidade de Israel contém em si treze atributos de Misericórdia que a rodeiam por todos os lados" A comunidade Israel somos nós, a Malchut.

    Mesmo que existe a severidade e a misericórdia, Hashem pesa a balança pra misericórdia com seus treze atributos de misericórdia.

    Percebemos isso, quando Hashem vai "pessoalmente" verificar a situação de Sodoma e Gomorra, antes de tomar a decisão de destruí-la em Gênesis 18:21: "Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei."

    Aqui existe mais uma lição, de analisarmos bem uma situação, julgarmos corretamente com nossos próprios olhos e intelecto antes de tomar uma decisão.

    A questão de pesar a balança para misericórdia é confirmado mais uma vez a frente em Gênesis 18:32: "Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se

    porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.".


    Espero ter contribuído, mazal tov.








    1
    Milena Amorim
    Traço  ·  
    14 de Set de 2020

    Gratidão irmão!!!